Em um mundo
tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula por incrível que pareça
ainda continua sendo um desafio. Pois vontade é tida, mas as condições e os
meios educacionais, principalmente públicos, requerem grandes mudanças.
Em muitos casos, a formação
não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o
professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Onde seria
adequado obtê-lo no ambiente educacional que leciona.
O que não faltam são
tentativas de integrar a tecnologia seja ela a mais simples, dentro da sala de
aula, como facilitadora do aprendizado. Embora
alguns ainda se sintam inseguros e despreparados, muitos educadores já
perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a
sala de aula.
O uso da tecnologia aproxima alunos e
professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais
interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre
compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.
O ideal seria testar as
novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos
alunos. Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a
falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas
tecnologias.
O Portal, lançado em 2008 em
parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os
processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática
pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os
interessados.
O portal do professor constitui
uma comunidade de aprendizagem onde os professores de todo o País podem
compartilhar suas ideias, propostas, sugestões metodológicas para o
desenvolvimento dos temas curriculares e para o uso dos recursos multimídia e
das ferramentas digitais.
Espera-se com este espaço
criar um intercâmbio de experiências para o desenvolvimento criativo de novas
estratégias de ensino e aprendizagem. As atividades disponíveis nesta área são
sugestões de professores, em uma proposta colaborativa. Qualquer pessoa pode
acessar as sugestões, deixar comentários, classificá-las ou baixá-las para a
sua máquina pessoal.
Hoje com todos os avanços,
existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as
aulas mais atraentes, participativas e eficientes. A ideia não é abandonar o
quadro negro, mas integra-lo as novas tecnologias em sala de aula.
As crianças e adolescentes
estão encantados com tantas possibilidades tecnológicas, e com isso a
tecnologia torna-se uma arma muito forte para o aprendizado, basta que tanto
educador, como aluno, saibam utiliza-la da melhor maneira possível, que explorem
seus mundos de recursos, que são uma gama muito vasta de puro conhecimento.
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