As Novas Tecnologias em Sala de Aula





       Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula por incrível que pareça ainda continua sendo um desafio. Pois vontade é tida, mas as condições e os meios educacionais, principalmente públicos, requerem grandes mudanças.

Em muitos casos, a formação não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Onde seria adequado obtê-lo no ambiente educacional que leciona.

O que não faltam são tentativas de integrar a tecnologia seja ela a mais simples, dentro da sala de aula, como facilitadora do aprendizado.  Embora alguns ainda se sintam inseguros e despreparados, muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula.

           O uso da tecnologia aproxima alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.

O ideal seria testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos. Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas tecnologias.

O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.

O portal do professor constitui uma comunidade de aprendizagem onde os professores de todo o País podem compartilhar suas ideias, propostas, sugestões metodológicas para o desenvolvimento dos temas curriculares e para o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais.

Espera-se com este espaço criar um intercâmbio de experiências para o desenvolvimento criativo de novas estratégias de ensino e aprendizagem. As atividades disponíveis nesta área são sugestões de professores, em uma proposta colaborativa. Qualquer pessoa pode acessar as sugestões, deixar comentários, classificá-las ou baixá-las para a sua máquina pessoal.

Hoje com todos os avanços, existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes. A ideia não é abandonar o quadro negro, mas integra-lo as novas tecnologias em sala de aula.

As crianças e adolescentes estão encantados com tantas possibilidades tecnológicas, e com isso a tecnologia torna-se uma arma muito forte para o aprendizado, basta que tanto educador, como aluno, saibam utiliza-la da melhor maneira possível, que explorem seus mundos de recursos, que são uma gama muito vasta de puro conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário